verões verdes

“De repente me lembro do verde”, e isto me leva de volta para os tacos de madeira da sala do apartamento do meu avô português. Era verão, eu sei porque usávamos poucas roupas, meu avô voltava sempre cheirando a peixe.

No canto da sala, uma vitrola que não era verde, mas vermelha, tocava um disco de Caetano Veloso e o nome dele sempre retumbava pergunta na minha cabeça:

– Veloz, Veloso?

Palavra é um bicho esquisito que anda na gente de dentro pra fora e de fora pra mexer com o que tem dentro.

Conheci no encarte do disco o poeta verde, Paulo Leminski, e pensei que ele talvez fosse alguém muito parecido com o meu avô – não no cheiro a peixe, mas por plantar pimentões verdes, rúcula, couve, agrião. Mais tarde eu soube que estava enganada; o verde poderia ser tantas outras coisas.

Mas, de volta, na minha infância, verões verdes com vitrola vermelha às voltas com a Verdura na voz de Veloso.

Pimentões verdes para um avô português que gosta de peixe. Não há peixe verde, há?

Lembrei agora, juro, de uma moça vestida de verde numa festa de casamento. Um verde vistoso que mais parecia uma viva verdura vinda da venda. Lembrei junto de uma outra canção chamada Verde, que diz ‘ver de novo um lugar, ver adiante’, o que faço agora enquanto olho para os verões verdes que ficaram na sala com tacos de madeira onde tocava uma vitrola vermelha. Estranhamente,  da canção eu penso no livro – porque, afinal de contas, não eram versos na voz que voava pela vitrola?

Essa é a minha viagem ao ler um livro: ver de novo, ver tudo de novo.

Junto comigo outros, assim vai Dipacho, em Verões Verdes, recém lançado pela Editora do Brasil, com frescor de verdura na vida das palavras verdes.

Image result for veroes verdes

2 comentários em “verões verdes

Deixe um comentário

