Quem sabe o que é Tutu-Moringa?

Uma história de medo eu vou contar. Mas antes um segredo, um segredo pra você guardar. Todo mundo tem medo de alguma coisa; alguns medos são de coisa absurdas e outros até podem parecer engraçados. Mas o caso é o seguinte: o melhor jeito de tirar o medo que a gente tem da coisa é pensar qual é o medo da coisa…

Medo, medo… Medo de bruxa cabeluda que guarda uma rã no sovaco. Medo de pegar carrapato e ficar todo sugado, da cabeça ao pé. Medo de engasgar ou morrer só de comer manga com leite. Medo de inflação, medo de bicho-papão, medo de sogra e medo de ir embora.

Medo é um caso sério. A gente tem que enfrentar o medo, pois quem não enfrenta fica tipo molengão, tremendo bocó, basta um susto e vira pó.

E pra enfrentar medo, nada melhor do ouvir história de tutu contada pela tataravó, ela que ninguém sabia ao certo de onde vinha, ela que apostava corrida com o vento que assobiava pelos canavais, muito embora tivesse aquele andar vagaroso…

–  Tataravó, conta aquela história de bicho-papão?

A noite já era escura quando os meninos se juntavam no terreiro, debaixo dos galhos da velha mangueira, tudo para ouvir os causos da tataravó.

E lá no alto, no fascínio das palavras e na toada de sua voz, o céu se tornava um breu, um manto que se fundia com sua pele, e a tataravó dizia:

– Menino vai dormir encolhido ao pé da cama depois de ouvir história de tutu…

Image result for tutu moringa companhia das letras

Tutu-Moringa tem pescoço comprido, garras afiadas, barriga gorda, e faz um som que parece água saindo do gargalo de um garrafão: GLOP! GLOP!

Não parece bem saber que Tutu-Moringa comeu um garoto todinho numa só bocada. Também não parece pouco assustador dizer que ele aparece atrás de menino que anda sozinho pelo mundo, pode ser até atravessando o quintal.

Mas por que será que tutu faz medo? Será que o medo que ele faz é de medo que ele tem?

Tem jeito pra se livrar do Tutu-Moringa, basta saber dele um segredo… Tem coragem pra saber?

Agora, eu vou cantar baixinho, uma canção de dormir e sonhar com o bicho-de-sete-cabeças, assim, pra ganhar coragem e ler a história do Tutu-Moringa até o fim.

Sem fazer xixi nas calças, hein?

Image result for tutu moringa companhia das letras

Tutu-Moringa, texto de Elizabeth Rodrigues da Costa e Gabriela Romeu, ilustrações de Marilda Castanha, é um livro da editora Companhia das Letrinhas.

Bú!

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s