Tino Freitas nos oferece UM abraço PASSO a PASSO

 

Image result for abraço jana glatt

“Dia desses recebi o convite da Penélope Martins para escrever sobre meu livro mais recente, UM ABRAÇO PASSO A PASSO (ilustrações de Jana Glatt, Panda Books).

Image result for abraço tino freitas

Eu poderia dizer que ele nasceu em 2016, quando chegou às livrarias. Mas seria injusto não afirmar que esse filhote foi fruto de muitos outros abraços antes de chegar às estantes.

O primeiro aconteceu em Pirenópolis, durante a 6ª FLIPIRI, em maio de 2014. Um dos convidados da Festa Literária daquela cidade-paraíso no meio do Goiás foi Todd Parr, norte-americano, autor publicado no Brasil pela Panda Book (livros como o clássico Tudo Bem Ser Diferente). Na sua companhia, a Patrícia Metzler, representante da editora. Naqueles dias, entre oficinas, palestras, sucos de jabuticaba, cuidados com os cães de rua, banhos de cachoeira e outras conversas, nos aproximamos. E trocamos o primeiro e tantos outros abraços.

Findo o evento, voltei a Brasília, Patrícia retornou a Sampa e Todd seguiu para a Califórnia. Depois desse flerte literário, seguimos trocando mensagens acerca dos mais variados temas. A gente nem sabia, mas o ABRAÇO-LIVRO já era embrionário.

O terceiro abraço veio em novembro daquele ano. Eu estava em Sampa acompanhando meu pai e meu filho Pedro numa viagem que incluiu o show do Paul McCartney, entre outros sonhos que realizamos ali, juntos. Patrícia havia me convidado a conhecer Tatiana, editora da Panda. Fui lá e conversamos. O abraço burocrático na chegada foi substituído por um repleto de bem querer logo após uma hora de conversa. Faríamos um livro juntos.

Saí de lá abraçado a essa certeza. Mas ainda sem história alguma. Na volta da viagem, Pedro e Papai embarcaram para Fortaleza e eu retornei num voo da Avianca para Brasília. Na cabeça, as lembranças daqueles dias incríveis com a família e o desejo agudo de oferecer uma história que emocionasse Tatiana e Patrícia.

No meio dessa confusão de pensamentos, veio a ideia – bem na hora que serviam o lanche. Catei o guardanapo, pedi apenas uma água – e outro guardanapo – e puxei a caneta do bolso. Me abracei as lembranças do meu filho pequenino, dos sonhos que eu tinha para ele (que agora segue os seus próprios sonhos, passo a passo – e que bom), dos meus tantos passos errados e outros certos nesse caminho inexplicável que a gente segue ao ser pai. Lembrei que eu tinha um urso laranja que me acompanhou boa parte da infância. E se um “banana de pijama” que Pedro adorava! Abraços, passos, família, presentes… a história estava ali, agora, no guardanapo da empresa aérea.

Cheguei em casa e aos poucos fui afinando as ideias até que achei que estava pronto para enviar à Tatiana e ver o que ela achava daquela história tão singular para mim, mas possível de emocionar e abraçar o imaginário de outros leitores. No início de janeiro enviei a história e uma semana depois eu estava em Sampa dessa vez para assinar o contrato e trocarmos um abraço ainda mais querido.

E, depois de pensarmos no projeto gráfico (formato, papel, se seria ou não capa-dura, etc) o livro foi para a gráfica e em 2016 chegou às livrarias e está espalhando abraços por esse Brasil tão querido.

Image result for abraço jana glatt

Ah, deixei para o final – antes que vocês pensem que sou maluco – a história do segundo abraço. Era junho de 2014. Eu estava nos corredores do 14º Salão do Livro Infantil e Juvenil da FNLIJ, no Rio de Janeiro, em frente ao stand da Manati. A conversa corria solta entre Silvia Negreiros (editora) e umas professoras. Uma moça com um vestido colorido e pasta-portfólio na mão procurava alguém da editora para apresentar o trabalho e deixar o cartão. Eu me apresentei, falei a ela que era melhor esperar um pouco para falar com Silvia e fui dando uma olhada no material INCRÍVEL que ela tinha ali. Papo findo, aprensentei as duas, ela mostrou o Portfólio, deixou o cartão e, antes de sumir pelos corredores, me deu um cartão, dois beijos no rosto e um abraço tímido. Eu olhei para o cartão e achei o nome bem legal: Jana Glatt. Eu não sabia qual, mas tive a certeza de que faríamos um livro juntos em algum momento. Quando Tatiana, meses depois topou fazer o livro, me perguntou se eu tinha alguma sugestão de ilustrador(a). Não tive dúvidas. Indiquei a Jana. E a Tati também não teve dúvidas! E foi lindo demais trabalhar com essa turma!

E foi assim, repleto da coragem de sair por aí abraçando e fazendo novas amizades, que nasceu o livro UM ABRAÇO PASSO A PASSO (Panda Books).

Desejo muitos abraços e ótimas leituras a todos. Hakuna Matata!”

– Tino Freitas –

* TINO FREITAS é escritor, músico e jornalista. É também voluntário do projeto Roedores de Livros, o qual reúne crianças e livros num local onde antes não havia espaço para a literatura.

Image result for abraço jana glatt

Deixe um comentário

