O quack do sa-pato de Pablo

Era uma vez uma criança da cidade, qualquer cidade com prédios e ruas de asfalto sem árvores onde os ninhos costumariam se fixar.

Era uma vez uma criança crescendo entre gente que passa apressada pelas calçadas, as filas do mercado, as buzinas desesperadas, o relógio digital que nem alegra como sabia bem cantar o cuco da avó.

Era uma vez uma criança com medo de água da chuva, com medo de sujar a cara na lama, rolar na grama, dormir embaixo do pé de pitanga, mais tarde fugir do ganso embolando tatuzinhos que a gente nem vê.

Era uma vez, era uma vez, até; quem já fez amigos, assim por acaso, contando uma história, rindo de si mesmo, com pés sujos, ouvidos atentos e olhos de emocionar?

Image result for sapato-pato marcelo juca

Era uma vez um menino que teve os sapatos cheios de lama, água de poça, birra sem fim de interromper a caminhada. Era uma vez um pai e uma mãe que sabiam fazer graça, tirar brinquedo e contar segredo para plantar amizade.

Amizade nasce  de empatia, só cresce alimentada da mesma planta. Desafio aventureiro se colocar no lugar do outro; difícil, algumas vezes quase impossível e até dá vontade de fugir. Mas, ainda que amarre na boca feito cica de caqui verde, amiza amizade só resiste se, no tempo, vencer a empatia.

Eu disse empatia, não empata, como aconteceu com aquele menino do ‘era uma vez’, que pisou encharcado até fazer quack do sapato na pisada da história. Um conto de amizade e empatia pra gente com gente, gente com bicho, gente que gosta de planta que brota na terra e na rachadura do cimento.Image result for sapato-pato andreia vieira

O menino do era uma vez, vem encharcado, pisando quack com sapato molhado, amizadeando com pata sisuda que, se antes andava carrancuda, hoje pula e brinca atrás do seu pato-menino-sem-sapato.

Quem quiser empatar comigo na empatia, procure saber mais do era uma vez no livro do Marcelo Jucá (esse menino disfarçado de escritor sério), com ilustrações da Andreinha Vieira (que é menina de pisar na grama); depois, vem aqui contar uma história de amizade pra gente contar por aí.

 

Image result for sapato-pato marcelo juca

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s