sou menina e sou menino

Eu perco a conta dos contos que conto por aí, alguns de invenção, alguns de realização, coisa feita pra gente pensar o feitio humano.

Das tantas coisas que eu coiso, com palavras de escrever e de desdobrar na língua, sempre uma insistência minha para o respeitável público: sair do conforto.

Pensar o mundo é ficar desnudo, o quem sou só pode aparecer quando o pudor desaparece.

As meninas me perguntam, vez por outra, incomodadas com a falta do aparato feminino mais comum: porque seu cabelo é tão curto? Eu respondo molecamente que ‘sou menina e sou menino’. Gosto de princesas às avessas, também de cavaleiros que empunham um cravo vermelho (e podem vestir saias, se assim quiserem).

Pensar o mundo é ficar desnudo, o como vivemos é sempre uma pergunta que passa pelo filtro das intenções.

Pra tudo isso é preciso tomar pé do que dá na cabeça.

A gente pode se expressar e colocar no mundo o pensamento com seus significados e tantas outras re-significações, relacionando os símbolos, as palavras, os sinais… Essa tal semântica…

Semântica me lembra Selmântica, invenção da Selma Maria, ela que é assim ‘fuçadeira’ de palavras e que, mais uma vez, oferece para os leitores um livro que transcende a premeditada ordem das coisas.

O livro é “Maria José é, José Maria ia”, uma forma divertida que mostra como vocábulos aparentemente femininos ou masculinos não são exatamente opostos. A brincadeira preferida de Maria José e José Maria é experimentar as possibilidades da Língua Portuguesa, contando e recontando muitas histórias. Fáceis ou difíceis, femininas ou masculinas, misturadas.

Não é de hoje que a autora Selma Maria instiga nossa imaginação com significados e sonoridades que expressam femininos e masculinos a partir de elementos colhidos na nossa linguagem cotidiana. Selma é poeta que abusa, no melhor sentido do verbo, da reposição da leitura na completude do ser, compõe essa malha de palavras híbridas potencializando a capacidade de exercitar a liberdade autoexpressão.

O livro, escrito e ilustrado pela própria autora, recebe selo da Editora do Brasil e está disponível para venda no site: http://editoradobrasil.com.br/lojavirtual/detalhe.asp?CODIGO=73350109311

MARIA JOSÉ É, JOSÉ MARIA IA

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s