escondido

Image result for escondido maria jose ferrada e rodrigo marin

Dentro do armário tem um jardim.

No meu vestido azul riscado de vermelho, cada linha é um sulco para uma carreira de sementes. Recentemente, entre primaveras dormidas e invernos incansáveis, um lírio laranja nasceu enorme com folhas verdes. Seu cheiro a relva deu alegria aos pássaros.

Gosto de notar as coisas pequenas: escondidas para o curioso, insignificantes para o prático. Por exemplo, quando a pessoa tem na curva da orelha, acima da linha dos olhos, um sinalzinho que parece um brinco de ônix.

Não é por acaso que escondi miniaturas de namorados, cavalinhos de balanço e panelinhas nos armários da casa.

Outro dia fiquei rindo sozinha na sala de casa; pensava nos meus filhos abrindo gavetas e portas no dia em que eu me for deste mundo. “Mamãe guardava cada coisa, né?”, e um brinquedo completaria a conversa.

O escondido é uma promessa de encantamento, um alento para o coração cansado de obviedades.

Na livraria também me ponho a descobrir tesouros escondidos, sutilezas que despertam até o mais distraídos dos leitores.

Escondido é um livro assim: composto pelo texto de María José Ferrada e as imagens de Rodrigo Marín Matamoros, reúne poesia com os objetos que circulam nosso cotidiano e nossa imaginação, causando um maravilhamento com olhar caleidoscópico que vai enxergar além da luz as partículas que nela dançam.

O livro, além de objeto de arte, é um instrumento que alimenta possível reflexão sobre nossa pequena grande vida, cercada e dependente de tantas coisas, minúscula para o Universo.

A autora, María José Ferrada, é jornalista e escritora, tem diversas obras publicadas no Chile e, também, em outros países. O designer gráfico, Rodrigo Marín Matamoros, estreou na ilustração na obra Escondido que rendeu aos autores o prêmio da Fundación Cuatrogatos, em 2016.

No Brasil, a tradução da obra é de Carla Caruso e Fernando Villalba, com selo editorial da Ôzé.

Apanhem uma lupa e saiam à procura.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s