encantar para leitura

Dia 23 de agosto próximo passado, aconteceu o primeiro debate do LeituraMAIS, um projeto com Curadoria da escritora Rosana Rios, realização da AEILIJ em parceria com o SESI de São Paulo. Para o debate, além de minha participação como Coordenadora da AEILIJ em São Paulo, fui convidada a integrar a mesa por conta do meu trabalho com mediação de leitura, narração de história, formação de leitores e educadores.

Ao lado de autores pelos quais mantenho imenso respeito, como Márcia Leite, Luiz Brás, e a própria Rosana Rios, que eu já mencionei, falei sobre a importância de reconhecermos o livro como um objeto afetivo, e a necessidade de afastarmos alguns tabus, que por vezes aparecem como nas faixas etárias e conteúdos. Mas, principalmente, compartilhei minha história pessoal com a leitura e algumas experiências vivenciadas nas oficinas que ministro para crianças, jovens e adultos.

No meio disso tudo, sugeri uma das atividades que elaborei para oficinas de escrita e leitura. O objetivo é criar vínculo com o livro através do protagonismo da criança, autora da própria história.

Como eu gosto de trabalhar com coisas simples, fáceis de encontrar e com baixíssimo custo, mostrei um livrinhozinhos construídos a partir de uma única folha de sulfite -que foi dobrada até a medida da palma da mão. 

Feliz da minha vida, hoje recebi o resultado positivo de minha participação no debate. Mariana Apolinário, educadora que trabalha nas unidades móveis de arte e cultura do SESI, trouxe pra mim os registros fotográficos dos livrinhozinhos que ela ajudou a multiplicar com pequenos autores!! Olha só!

Detalhe, Mariana sugeriu que as crianças usassem os livrinhozinhos como dicas de leitura, seguindo os meus passos da capa ao centro da folha, os objetos revelam um bom livro a ser descoberto na biblioteca da unidade.

Isso não é o máximo? Eu digo que é muito! Obrigada, Mariana!

 

 

* Penélope Martins

 

Deixe um comentário

