LeituraMAIS, AEILIJ e SESI em debates para fomentar a leitura.

 

Mais que um mero projeto, o LeituraMAIS é um movimento da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil –, cuja proposta é realizar pelo Brasil muitos encontros com autores, educadores, pais, e demais interessados em Literatura para a infância e a juventude, aproveitando parcerias já existentes e criando novas, afinal: sem leitura não há cultura.

Em parceria com o SESI, o LeituraMAIS realizará seu primeiro ciclo de debates, começando agora em agosto com a mesa Mediação em Ação – entre autores e mediadores de leitura – abordando: * A importância da mediação de leitura entre crianças e jovens, com dicas e técnicas para uma eficaz mediação, especificidade de trabalhos em sala de aula, bibliotecas, feiras do livro…

O evento é destinado para professores, bibliotecários, autores, pais e demais interessados em literatura.

Participarão da mesa: Márcia Leite, Penélope Martins e Luiz Bras, com mediação de Rosana Rios.

Márcia Leite escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos, atuando na área educacional, principalmente voltada para Línguas e Ensino de Literatura. De 2011 em diante, Márcia também tem se dedicado ao trabalho de edição no selo Pulo do Gato, com especial enfoque para livros para leitores em formação e formadores de leitores. Tanto como autora quanto como editora, Márcia tem recebido reconhecimentos importantes como os Prêmios Nestlé de Literatura Brasileira, Açorianos e selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de duas indicações ao Jabuti na categoria Literatura Infantil. Penélope Martins, autora com títulos publicados em prosa e poesia, e que também carrega bagagem como advogada especializada em direitos humanos, dedicou-se ao trabalho de narradora de histórias a partir de2005, desenvolvendo próprios com foco em cidadania e desenvolvimento humano; posteriormente idealizadora de projetos maiores de narração com intuito de criar diálogos entre países de língua portuguesa (Projeto Mar de Palavras). Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, pequena cidade da mítica Terra Brasilis. É escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Na infância, ouvia vozes misteriosas que lhe contavam histórias secretas. Principais romances: Babel Hotel (finalista do prêmio Jabuti), Sonho, sombras e super-heróis, Sozinho no deserto extremo e Distrito federal. Pela SESI-SP Editora publicou: Ventania Brava, Vítor, o invisível, entre outros. Rosana Rios é arte-educadora e foi roteirista de programas infantis na TV por 11 anos. Desde 1988 publica obras para crianças e jovens, tendo alcançado a marca de 150 títulos publicados e recebido premiações como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, o Nestlé de Literatura, duas indicações ao Jabuti e várias distinções da FNLIJ, inclusive o Prêmio Orígenes Lessa – Melhor Livro para o Jovem, em 2016. É pesquisadora de Mitologia e Contos de Fadas e membro do Conselho da AEILIJ.

O 1º Encontro LeituraMAIS, tem data marcada para 23 de agosto de 2016 (terça-feira), das 19h00 às 21h00 – Mezanino do SESI – Avenida Paulista.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s