isto é um poema

Felizmente, tenho o hábito de praticar minha curiosidade literária em livrarias e bibliotecas; e foi assim que eu conheci o livro Isto é um Poema que Cura os Peixes, de Jean-Pierre Siméon, com ilustrações de Olivier Tallec.

A narrativa começa com o quadro de reflexão de um menino que vê adoecer o seu peixe laranja. Ao comentar com sua mãe sobre a tristeza profunda que parecia roubar a vida do amigo peixe, o menino Artur ganha um conselho: dê a ele um poema.

Um poema? Mas o que é um poema?

Artur quer saber como construir esse alento para seu amigo peixe. O jeito foi sair perguntando a doceira, ao padeiro, ao imigrante de uma terra longínqua e desértica…

A incerteza no menino só fez aumentar a medida que cada um respondia de uma forma diferente àquela mesma pergunta: o que é um poema.

Disposto a salvar a vida do amigo peixe que dormia um sono profundo entre as pedras do aquário, Artur diz todas as frases que lhe foram ofertadas.

“Um poema

é quando a gente sente o céu na boca,

é quente como um pão

que se come e nunca termina.”

Por fim, Leo, o peixe é o poeta que oferece para Artur o poema do silêncio.

O autor não oferece ao leitor apenas uma cantiga que embale um dos momentos mais difíceis da nossa existência, a despedida de alguém querido. Há uma revelação libertadora do sentido da arte na vida, a busca da beleza e a possibilidade de se expressar através da poesia.

O francês Jean-Pierre Siméon não escreve apenas livros para crianças. Nascido em Paris, em 1950, ele é autor de poemas, romances, peças de teatro e ensaios. Recebeu importantes prêmios, como o Maurice Scève (1981), o Antonin Artaud (1984), o Guillaume Apollinaire (1994) e, em 1978, o Théophile Briant, por sua obra poética.

E se o menino viesse até mim para perguntar o que é um poema, eu lhe daria um abraço morno com olhos de garoa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s