na arca de Noé

2016-01-14 10.50.58

Faça uma lista dos animais que você conhece. Complete com os esquisitos, aqueles  que você esqueceu de mencionar. E aqueles bichinhos, pequenos insetos, eles também devem constar.

Uma lista pode começar em ordem alfabética com abelha, anta, asno ou burro – seria a mesma coisa?; algo que termine em zangão – que é o par da abelha, cabeça de lista. Mesmo na ordem parece que uma desordem se impõe, não é mesmo?

Talvez seja o caso de reunir na lista por afinidades, e o grupo de felinos aos arranhões desafinaria o coreto. Tudo desordem, de novo.

Por mais que se tente ajeitar uma cena organizada, na pluralidade há uma invocação ao caos, o que é natural.

O escritor Adriano Messias, sabiamente, juntou esse caos com o melhor humor da bicharada para compor seu novo livro: FUZARCA na ARCA de NOÉ.

A história começa bem, com o lendário ‘Todos a bordo!’ saudando os tripulantes. Mas a fuzarca não tarda, de cara dois camundongos trapezistas desequilibram os tornozelos do velhíssimo capitão, Noé.

2016-01-14 10.51.21

Quem pensava na arca como um lugar de ordem natural, cai  do cavalo. Os bichos foram aos coices, aos galopes, aos atropelos…

Paca, tatu, cotia sim, também caracol, jacaré e bem-te-vi, tudo na grande arca. E se, por acaso, a lista não mencionar alguma espécie conhecida pelo leitor, há as entrelinhas para imaginar.

O texto de Adriano Messias dá margem para um dilúvio de brincadeiras com a linguagem. Um humor elegante com sacadas bem elaboradas que se misturam numa narrativa envolvente desdobrada em outras pequenas histórias.

As ilustrações do livro exploram instalações da grande arca, iluminam personagens nas escotilhas, recompõem nos olhares dos bichos a sensação contínua de bagunça. A autoria é de Ionit Zilberman. Ah, Ionit me contou que as ilustras foram pintadas sobre madeira de verdade!

A editora é Ôzé de São Paulo.

2016-01-14 10.52.19

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s