Dicionário Cravo Albin da MPB

Quem num foi ver o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, bom correr lá pra tomar conhecimento e fazer uso dessa maravilhazinha de ferramenta.

Por iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1995, através do Departamento de Letras, e a Livraria Francisco Alves Editora, com apoio técnico da IES – Informática e Engenharia de Sistemas, surgiu o projeto. O Ministério da Cultura através da Fundação Biblioteca Nacional somou esforços em 1999 e, em 2001, somou-se a equipe a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). No ano seguinte, a Brasil Telecom possibilitou a entrada do Dicionário no portal iBEST.

O Dicionário reforça a importância da Música Popular Brasileira no cenário de nossa cultura. Para além da “estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresenta-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil”.

As críticas assinadas por especialistas continuam a ser adicionadas aos verbetes significativos, contribuindo para a profundidade de pesquisa no Dicionário.

De certo que há muito  material significativo para acrescentar e aprimorar a ferramenta, mas já é um endereço indispensável para todo aquele que não se distancia da leitura musical.

Fica a dica: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira …e uma dose de música boa com compositor que vale a pena conhecer pra valer: Roque Ferreira. A música que escolhi para temperar a sonoridade com borogodó brasileiro é O Cavalo de São Jorge, mas Roque Ferrerira tem muito mais para encantar.

Roque começou a compor aos 14 anos, quando se mudou para Salvador. Ao lado de Riachão, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino, Batatinha, Panela e Walmir Lima, é considerado um dos mais importantes compositores do samba baiano.

O Dicionário permite isso, descobrir coisas que a gente não conhece – ainda – mas que a gente não pode passar a vida sem.

Divirtam-se na pesquisa e abusem de ouvir música popular brasileira.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s