íris

A morte é passagem. A morte é mistério. A morte é tristeza. A morte é novo começo. A morte é certa. A morte é silêncio. A morte é o que não sabemos dizer.

Por mais esforços que se faça para compreender a morte – talvez, na tentativa, que nasce frustrada, de superar a dor da separação e  ‘conter’ o medo, somos frágeis às nuances que permeiam esse assunto. Também, por isso, evitamos a conversa. Falar em morte ‘não é bom’, ainda mais quando o assunto é partilhado com ‘crianças’ que são inocentes e precisam viver só de ‘alegrias’. Um engano.

A definição de morte pode escapar, mas nós não escapamos da morte pela justa definição de vida.

A vida é processo contínuo de transformação que inclui a morte como etapa. Um ciclo natural.

Falar em morte é falar da vida, é garantir oportunidade de diálogo sobre algo que, na maioria das vezes, é o pior medo do ser humano. Assim como o imaginário monstro que mora embaixo da cama, alguns assuntos ganham garras quando não acendemos a luz sobre eles.

A história de Íris vem para tratar de morte com muita generosidade. Um texto especial nos conecta até a última página da história, e imagens que ajudam a transcender nossa percepção sobre a realidade.

Da noite para o dia, a família de Íris descobre que ela está gravemente doente e precisa ser hospitalizada. Por meio do ponto de vista terno e ingênuo de sua irmã mais nova, que narra os sentimentos que a afligem, o leitor compartilha dos acontecimentos que transformam a rotina familiar, juntamente com o medo, a esperança e a tristeza que os acompanham. Com lirismo e delicadeza, a narrativa apresenta uma temática delicada, especialmente para o universo infantil: a doença progressiva de uma pessoa querida.

O pulo do gato: as metafóricas ilustrações também contam a trajetória da doença da pequena Íris, numa sequência gradativa de imagens em que a menina é envolvida por flores de pétalas azuis, oferecendo uma leitura paralela e intensa ao texto, já repleto de sentimento.

Do que trata o livro: família, saúde, perda, superação, amadurecimento.

Uma leitura para adultos, jovens, velhos e crianças. Uma leitura para falar da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s