brinca comigo?

Curupira na mata se deparou com um moleque brincalhão. Queria brincar o menino, mas do que brinca Curupira? Curupira gosta de assustar, mas não toda gente. Curupira só assusta quem desrespeita a natureza, quem entra na mata sem tomar cuidado com a vida das plantas. Curupira também gosta de brincar… Numa corrida ela some e ainda fica de olho em quem tenta seguir seus passos. Curupira tem os pés virados pra trás.

Brincadeira boa chama a turma toda.

Eu bem lembro como era lá em casa, nos tempos de meninice… A gente corria apertar a campainha para chamar os amigos, casa por casa.

Na mata não tem campainha e nem porta. Você sabe como chamar a Caipora?

Caipora é protetor dos animais, por isso é tão amiga de Curupira. Se Curupira entra na brincadeira com o menino, chama também Caipora, mas também vai buscar Saci, Matinta Perera, Boitatá, Cuca, até Lobisomem!

Quem mais Curupira, quer brincar?

Lô Carvalho convida a criançada para brincar com seres mágicos do nosso folclore com o livro CURUPIRA, BRINCA COMIGO?

A diversão no livro não se limita a listar as personagens que vão surgir na floresta para brincar com o pequeno curumim. A festa só está começando! Ao final do livro, uma outra lista surge com brincadeiras a partir das características de cada ser mágico, como uivar para a lua feito lobisomem. Tem mais! Páginas com biografias simpáticas de cada personagem.

Pensa que acabou? Nada disso.

O livro tem aplicativo para o leitor ouvir a história, dicas sobre leitura com corpo para desencadear brincadeiras e observações sobre tecnologia aplicada à leitura.

A coleção já conta com dois títulos, a de folclore nosso – Curupira, brinca comigo, e outro mais, com mitologia grega – Zeus, brinca comigo.

As ilustrações são de Susana Rodrigues, o texto de Lô Carvalho, a editora é Bamboozinho, de São Paulo.

E pra embalar a brincadeira com Curupira, invoco Caiopora num assobio dentro da mata, com os acordes da moda de viola, na interpretação sempre querida de Pena Branca e Xavantinho.

A canção Caipora é de autoria da dupla Fernando Salém e Luiz Macedo. A música compõe a trilha sonora do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da tevê Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s