o que é a liberdade?

Minha mãe me contou que quando eu nasci ela me achou parecida com uma coruja. Eu era feia demais, enrugada, vermelha, uma corujinha de olhos bem aparentes.

Eu sempre dou risada da liberdade que minha mãe expressa quando conta coisas assim. Seria mais lógico que a mãe só dissesse coisas lindas sobre os filhos, mas o espírito livre faz perceber a real beleza do dizer coisas.

Afinal, quem é praticante da liberdade?

Liberdade é um bicho difícil de compreender. Tentar explicar um conceito, então, seria o mesmo que dar voltas ao mundo atrás de um elefante que bote ovos.

Que coisa mais louca que é pensar a liberdade. Que coisa mais absurda é viver sem liberdade.

Renata Bueno, escritora e ilustradora de livros para infância, se lançou nesse mar de dúvidas para filosofar com poesia e imagens no livro “O que é a Liberdade?’, e eu, que tenho tradição de espiar feito coruja, não resisti e pedi umas palavrinhas de Renata para compartilhar aqui:

” Foi um livro bem diferente de fazer…

Um desafio de palavras e imagens que só foram ganhando sentido durante o processo.

Acho que primeiro, muito inspirada no Wolf Erlbruch com seu pato que questiona a vida, queria fazer um livro sobre a liberdade, algo que acho tão difícil de explicar.

Quando o passarinho me veio a cabeça achei que seria o personagem perfeito para procurar respostas. Um passarinho, símbolo tão óbvio de liberdade, quase um clichê que, simplesmente, não aparece no livro. Não sabemos quem ele de verdade é.

A liberdade apareceu nos gestos: Risquei, fiz decalques, joguei tinta num papel molhado. Brinquei com crianças de fazer bolhas de sabão coloridas, carimbei usando pedaços recortados de isopor. Revelei as descobertas poéticas de pinturas espelhadas e desenhos de molas sem tirar o lapis do papel.

A liberdade apareceu nas palavras que brincam com cada um dos personagens do livro. Uma lua cheia que não pode dialogar. Um velho dicionário com lindas páginas e textos indecifráveis.

Foi um prazer enorme experimentar tantas possibilidades!”

O que é a Liberdade?, novo livro de Renata Bueno com selo da Companhia das Letrinhas, já está voando pelas livrarias e melhores bibliotecas.

Leia, também, outro post sobre livro no Hipopómatos da Lua.

2 comentários em “o que é a liberdade?

Deixe um comentário

