cartas a povos distantes

Ele me convenceu que “a vida é feito pulga e que não é preciso ter pernas pequenas para brincar de criança”. Confesso que não compreendi tudo sobre a metáfora da pulga, mas afinal, alguém compreendeu tudo sobre a metáfora da vida?

Giramundo conhece todos os livros de geografia e cartografia possíveis para sua idade. Pratica horas e horas de línguas inventadas por eles para os lugares desconhecidos. É um ‘mexedor’ de mistérios, no tanto que mexeu acabou que mexeram com ele.

Um dia recebeu um envelope. No lugar do remetente somente o enigma ‘novo amigo’. Dentro, um papel amarelado trazia a localização geográfica e uma data de origem. Algo oco, surgido do nada e sem saber pra que é o convite que se espera para a curiosidade acelerar.

Luanda. África.

Quem diria que um novo amigo vinha de tão longe…

Eu também gostaria de ir para Luanda, mas ainda não fui e é por isso que imagino. Até misturei no ritmo da nossa conversa um maracatu, afinal as minhas pernas longas não me impedem se brincar de criança. Cantei para Giramundo a canção de  Alceu Valença enquanto ele me contava sua história.

Outro menino se juntou a nossa roda. Veio dizendo que “se de tanto insistir – pena vira antiquário, cabelo vira penteado, nariz cheira tempo bom”; contou que ele vingou depois de sete. “Foram de quatro em quatro: quatro saias e quatro calções. Eu, pequeno e já barrigudinho, nasci de rebento, final da cadeia produtiva. Último, caçula, dizem que o mais paparicado entre os meninos e meninas. No íntimo, sabia que minha mãe e meu pai não “miguelavam” carinho para os outros, mas comigo, no silêncio das minhas fantasias e desejos, o doce era um pouco mais doce”.

Respondi pro menino caçula, que minha sorte foi ser a primeira. A primeira de um trio de filhos, a primeira neta de uma dúzia tem sempre a vantagem da novidade. Claro que eu sabia que a avó, o avô, assim como os pais com o trio, não faziam diferença entre a criançada. Mas era a primeira, o doce um pouco mais doce.

E se Giramundo lia os mapas do mundo, o menino caçula vinha espalhando livros de poesia, Castro Alves, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, na mesma estante em que reinavam memórias de Emília, Pinóquio e Alice. Sim, respondi aos dois que os livros também me vieram dizer alguma coisa. Fiz força para lembrar de uns realmente bons, mas Giramundo insistiu com cruzar o oceano para alcançar Luanda e eu acabei cantarolando:

“Navegar é preciso, viver não é preciso.”

E não disse nada sobre a Pessoa que tinha inventado aquilo.

O novo amigo. Sim, o novo amigo de Luanda é assunto ainda para Giramundo contar. Fábio, o menino caçula, teve tempo de dizer que viajou muitas vezes nas bibliotecas da Escola Cônego Rochael de Medeiros e João Barbalho no Recife (essa última também frequentada em outros tempos por Clarice Lispector); “foram meus pontapés para uma leitura do prazer na infância. Foram tantas histórias, tantas viagens para mundos tão distantes dos meus, foram tantos percursos feitos com a língua, a linguagem, a fantasia do corpo lançado ao desconhecido”.

Talvez tenha sido por causa disso que Fábio inventou Giramundo…

“A escrita veio diluída nisso tudo. Primeiro os gestos, depois as palavras, depois o registro, depois a subversão. Escrevo subvertendo a ordem, desafiando o sentido, instigando o leitor a pensar sobre o não dito. É assim que gosto, é assim que uso a palavra pensada-escrita-falada, não necessariamente nessa lógica, não necessariamente como comando. A palavra manda em mim. Ela vai saindo e virando ideia. Toma forma, vira história e não é mais minha.

 Isso me interessa como leitor e escritor.

O livro “Cartas a povos distantes” aconteceu nesse desejo. Uma maneira de escrever para o outro, um encontro com outro que também está em mim. Esse outro que abre um livro e espera o desvelar de uma história que precisa dele para ser completada. Um encontro entre criador de palavras e imagens com alguém que a transforma em subjetividades e fantasias.”

Giramundo se calou para ouvir a voz do dono da voz. É como o personagem fica quando o autor conta de onde ele surgiu. Fica “observativo” para fazer o jogo da invenção de palavras.

Fábio Monteiro é meu novo amigo escritor. Não é de Luanda, mas me fez viajar o desejo de encontrar terras distantes com seu novo livro CARTAS A POVOS DISTANTES (Editora Paulinas), ilustrado por André Neves, esse outro amigo que sabe brincar com imagens e palavras sem perder a curiosidade da criança.

Engraçado que eu cantei Alceu Valença para Giramundo, personagem do livro, sem saber que Fábio Monteiro assim como André Neves são meninos do Recife.

Então, Luanda, Luanda, venha nos contar sua história que é a nossa, histórias de povos que viram no navegar a vida imprecisa…

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Um comentário em “cartas a povos distantes

  1. Nos últimos meses, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco tem realmente mostrado a que veio. Ela tem trazido cada vez mais parcerias, inovações, informações sobre a feira, e, é claro, tem também recebido a devida divulgação por todos esses grandes passos que estão sendo dados até o tão esperado dia 2 de outubro.

    Dentre as maiores novidades estão o aplicativo Bienal, a Plataforma de Lançamento e o estúdio de transmissão do Sistema Jornal do Commercio que funcionará dentro da feira. 2015 chegou com essas incríveis inovações, que prometem aprimorar ainda mais a experiência do maior evento literário do Nordeste.

    A divulgação de autores homenageados como Marcelino Freire, Ascenso Ferreira e Miró da Muribeca é só o começo do grande acervo de personalidades ilustres que irão enriquecer o clima da X Bienal do Livro de Pernambuco.

    Além disso, parcerias de peso com organizações como a ANL – Associação Nacional de Livrarias, CBL – Câmara Brasileira do Livro, portal O Nordeste e Mariposa Cartonera têm tido um papel crucial na ampliação dos horizontes da Bienal, tanto na sua inserção na mídia, como no universo literário em si. Também não podemos nos esquecer da presença da Bienal na FILBO – Feira Internacional do Livro de Bogotá, que junto a esses notórios parceiros, só ajudou a confirmar a força que a Bienal tem tomado no âmbito nacional, e internacional!

    Mas algo que já não é mais novidade, é que a Bienal de Pernambuco pauta nas pessoas o seu maior interesse. E, na sua edição comemorativa de 20 anos, a missão principal é aproximar as pessoas e empreendimentos que visam transformar a sociedade através do livro, propagando o conhecimento como patrimônio imaterial libertador.

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