Gosto não se discute!

Uma das maiores discussões atuais sobre literatura infantil, ou literatura para crianças, ou literatura para todos (nossa, isto é realmente confuso!) é sobre o politicamente correto.

Na minha modesta opinião eu acho que em literatura cabe tudo, o que importa é como se usa a linguagem; é ter a sabedoria para diferenciar linguagem informativa de literatura quando se escreve.

Porém, quando a questão é gosto…ahhhh, eu adoro um politicamente incorreto! E dentre vários livros que poderia citar tenho dois que estão sempre ao meu lado para momentos de risadas soltas, contínuas e descontroladas:  Uma Chapeuzinho Vermelho de Marjorlaine Leray, escritora e ilustradora francesa (Companhia das Letrinhas) e C’est moi le plus beau (Eu Sou o Mais Bonito, tradução minha) de Mario Ramos, autor e ilustrador belga de origem portuguesa.

"C'est moi le plus beau" de Mario Ramos
“C’est moi le plus beau” de Mario Ramos

 

Este último, ainda sem tradução para o português, conta os encontros divertidíssimos de um lobo nada modesto com diversos personagens conhecidos como a Chapeuzinho Vermelho, os três porquinhos, os sete anões e a Branca de Neve culminando em um final nada previsível.  E é isto que me encanta, o não esperado, a surpresa que a Marjolaine Leray faz com maestria em seu livro e seduz o leitor independente da faixa etária.

Uma Chapeuzinho Vermelho de Marjolaine Leray
Uma Chapeuzinho Vermelho de Marjolaine Leray

 

Tive a chance de utilizar estes livros diversas vezes com os dois públicos, adulto e criança, porém o final da mediação é sempre previsível: Conta de novo?

Uma dica é ler os livros “Abril, o peixe vermelho” da Marjolaine Leray (Companhia das Letrinhas) e do Mario Ramos podemos encontrar em português o livro “Eu sou o mais forte” editado pela Martins Fontes.

 

Deixe um comentário

