Uma história de amor entre duas irmãs

crianca historia

Ontem, dia 18 de abril, foi o Dia Nacional do Livro Infantil.  Esta semana conversei com alunos da Faceq (Faculdade Eça de Queiroz) de Jandira sobre o livro infantil e histórias.  Acabei de ler um livro maravilhoso da Eliane Brum, Meus Desacontecimentos (Editora Leya), em que a autora conta a sua infância com as palavras. Estamos na Páscoa, época de renovação e para falar a verdade, ando meio nostálgica. Por estas e outras relembrei um fato da minha infância.

Quando era bem pequena e aprendendo a falar, sentava na privada para fazer cocô (posso falar isso aqui??) e chamava minha irmã três anos mais velha para me fazer companhia.  Na verdade, eu precisava de uma espectadora.  Neste momento nascia em mim a Contadora de Histórias, mesmo que inconscientemente. Morávamos em Diamantina, Minas Gerais, terra repleta de histórias, minha irmã sentava no tapete do banheiro em formato de um pé bem grande e esperava pacientemente a minha história que sempre começava da mesma maneira: “Dabeze…”,  traduzindo: “ERA UMA VEZ…”   E assim, começava pela enésima vez a saga da minha companheira de banheiro em ouvir a história da Chapeuzinho Vermelho traduzida simultaneamente pelo amor entre estas irmãs.

renata e karin

Foto: Eu e ela!

Deixe um comentário

