Quem é Barbro Lindgren?

barbro 1

A vencedora do prêmio ALMA de 2014 foi a sueca Barbro Lindgren.

Como filha de sueco, cresci junto com as histórias da Astrid Lindgren, que dá nome ao prêmio e me senti lesada por não ter sido apresentada durante todos estes anos a esta outra autora sueca.  Porém, sou uma árdua trabalhadora em prol da literatura e tentei correr atrás do prejuízo procurando seus livros aqui no Brasil, só que para minha surpresa seus livros não foram traduzidos para o português nem aqui nem em Portugal.   Em uma conversa com a tradutora de livros infantis sueca Helena Vermcrantz, que traduziu obras de grandes autores brasileiros para o sueco como Lygia Bojunga e mais recentemente do autor Ilan Brenmam, soube da importância da Barbro Lindgren para seu país e para a literatura universal.   Fui então a pesquisa em sites para conhecer pelo menos um pouco sobre a vida desta escritora tão desconhecida por nós brasileiros.

Barbro nasceu em 1937 e sua primeira publicação aconteceu em 1965.  É uma escritora multifacetada como mostra o seu trabalho com os picture books, poesias e histórias juvenis.

Dona de uma escrita bem humorada, soube trazer a seus livros a delicadeza ao tratar de temas mais difíceis.  É uma grande conhecedora da criança e sabe chegar até elas através da linguagem.  Além de escritora Barbro ilustrou vários de seus livros e segundo o júri do prêmio ALMA, a autora reinventou não só o picture book para os menores, mas também a história absurda em prosa, o poema existencial para crianças, e a ficção realista para jovens adultos.

Seu maior sucesso veio com um série de picture books sobre o pequeno Max e as aventuras diárias na vida de uma criança.  Entretanto, a rima ágil brincalhona sobre o bebê selvagem Ben e a mãe que o ama com firmeza mesmo após todas as suas mais loucas aventuras do livro Mamman och den vilda bebin (The Wild Baby, 1980), brilhantemente ilustrado por Eva Ericksson, mostra a capacidade da autora em entrar no mundo infantil e se divertir com ele.

barbro2

Neste momento, só me resta aguardar a tradução de seus livros para o português para que as minhas filhas e toda esta nova geração de pequenos leitores brasileiros tenham a oportunidade de conhecer as obras de Barbro Lindgren.

Anúncios

Um comentário em “Quem é Barbro Lindgren?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s