Reencontrar Hans Christian Andersen

Mais de 150 anos depois de textos como “O patinho feio” ou “ O novo traje do imperador”, foi descoberto num arquivo de Odense, na Dinamarca, um conto inédito de Hans Christian Andersen, já considerado como o primeiro que escreveu. Os especialistas consultados pelo jornal Politiken estão convencidos de que “Tællelyst” (“A vela de sebo”) é mesmo de Andersen e pode ser a sua primeira obra; escrita ainda quando o escritor dinamarquês era estudante, entre 1822 e 1826.

A descoberta foi feita pelo historiador local Esben Brage ao consultar um caderno de 190 anos que tinha na capa o nome “Andersen”, guardado num arquivo na ilha de Fünen. No conto de 700 palavras, a vela é um ser animado que depois de várias decepções encontra o seu lugar na vida ao ser acesa. O texto tem uma dedicatória a Madame Bunkelflod, viúva do pároco que vivia em frente à casa de Andersen e que emprestava livros ao estudante.

Nas suas histórias, Andersen procurou sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adoptados pela sociedade, mostrando inclusive os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. Ele tentou sempre demonstrar que toda a gente deveria ter direitos iguais.

Graças à sua contribuição para a literatura para a infância e adolescência, a data de seu nascimento, 2 de Abril, é hoje o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prémio internacional deste género literário tem o seu nome. Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil.

– Pedro Ferreira –
Pedro Ferreira escreve no Clube de Leitores que faz conexão conosco na ponte Ora Pois! Portugal no Toda Hora Tem História.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s