Coleção Folia de Papel, poesia de brincar

aonde poesia vem colore agora

Pense no rio descendo milhares e milhares de quilômetros de serra, dobrando curvas para lá e para cá, com árvores margeando e reluzindo copas lindas de flores miúdas, ora rosas e também brancas.

Dobre a imaginação.

Feche os olhos para pensar o rio, mergulhar nele e seguir suas curvas com seus milhares de peixinhos. Escamas brilhantes no azul intenso.

Peixe-boi, peixe-espada, peixe-gato. Tubarão, sardinha, salmão, atum, truta, dourado, carpa. Todos misturados numa água nova que derrama peixes, fazendo tudo azul.

Então, abra o azul.

Do azul à anilina. Cor de garrafa. Cor de alma. Cor de calçada estelar.

Um desenho de carvão pintou um caminho nessa calçada. Mãos estendidas, planetas distantes e um terceiro olho que pode ver além das coisas que tocamos.

A poesia vê palavra, sente imagem. Milhares de novos mundos são descobertos quando abrimos dentro do peito o baú de sensações. Daí, a cabeça borbulha novidades.

E a trilha continua…

Picote escadinhas para escalar montanha.

Pedras gigantescas hão de surgir e entre elas ninhos de pássaros que esperam por novas vidas. Piu, piu. Revoada de pássaros de penas verdes.

Ninhos são pequeninos novelos de lã. Onde está a ponta do fio?

Um gato salta sobre o muro atrás do pequeno fio que está a balançar… Um gato não é mais um gato, agora já é um novelo embolado e a ponta do fio é seu rabo.

Sortidas. Diversas. Plurais. Idéias novas balançam nossa mente para lá e para cá, fazendo entrar oxigênio, deixando sair toda a tensão que nos causa os excessos dos nossos dias.

Poesia. Palavras. Imagens. Uma brincadeira de fazer crer que de um se faz muitos e de muitos uma história pode ser contada.

Chuva de confetes. Uma verdadeira folia de papel.

Essa é a brincadeira que a adocicada Editora Jujuba traz com sua coleção “Folia de Papel”. A coleção é formada por seis livros elaborados a partir de uma única folha de papel que se dobra e se abre, picota, vinca, sanfona e vira um encantador livrinho de bolso. Dobrado de outro jeito, outro livro.

A idealizadora do projeto é Edith Derdyk, que já é amiga conhecida das crianças com suas composições junto da turma da “Palavra Cantada”. A coleção é composta por seis livros-objeto que propiciam ao leitor a possibilidade de criar uma narrativa própria, interagindo com a história através das várias formas de dobrar e montar seu livro.

Participam da coleção artistas das palavras e das imagens: Andrés Sandoval, com “anilina”, abre caminhos para leituras de imagens; Laura Teixeira, no título “água de pegar” (com quem abri meu texto de hoje) faz fluir tranquilo os peixes; Aline Abreu ilustra “dois haicais” de Alice Ruiz numa escalada poética que faz encontrar ninho, flor, nuvem e mais; Luiz Tatit e Dante Ozetti têm versos ilustrados por Carlos Matuck numa passarada verde folha boa que só vendo; Edith Derdyk traz dois títulos “milhares de formigas, milhares de estrelas” e “o gato, o novelo e o passarinho”, ambos transformando a visão que se tem da história quando alterado o ponto de partida. Uma delícia tudo isso.

Mas não é só. Junto com a página que vira livro outra folha acompanha, para que a criança possa escrever, pintar, ilustrar, enfim, ser autor do seu livro. Como toda idéia multiplicadora da “Folia de Papel”, qualquer boa folha pode virar mais um título da coleção e, o autor-criança pode fazer crescer seus títulos na prateleira de casa.

Boa pedida para as “oficinas” de férias que vamos fazer aqui em casa.

E se você não tiver criança em casa ou criança que possa ser presenteada com a folia, brinque você mesmo e veja como é bom respirar!

Ainda há quem diga que a literatura para infância é coisa para criança? Eu, particularmente, nunca acreditei nisso… Continuo visitando as mesmas prateleiras da minha época de criança até os dias de hoje (atual juventude), por isso vão bem os pulmões e todo o resto.

Acompanhe a Coluna do Toda Hora Tem História no Site do Jornal ABCD Maior, toda quinta-feira:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=36786

Visite também:
http://www.jujubaeditora.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s