gostar de ler, minha coluna toda quinta no Jornal ABCD Maior

A partir desta semana, estarei por aqui junto do Jornal ABCD Maior apresentando para papais, titios, avós, educadores e todos os interessados em livros para a infância e juventude, autores inesquecíveis, ilustrações e animações, dicas de programação literária, contação de história e mais o que houver sobre LER para crianças.

Mas o que é LER?

Ler talvez seja uma janela para ver o mundo. A gente pode espiar de tudo ali no livro e viver a história junto com os personagens também.

Ler pode ser uma viagem longa sobre uma ponte fininha e comprida, ver passar um rio enorme embaixo dela, pássaros gigantes cantarolando, pedaços de nuvem doce passando sobre nossas cabeças.

Ler é para soltar o bicho, fazer grunhido: – Uahhhhhh!!!

Ler faz a gente misturar poções mágicas no ar, ver soltar uma fumaça de cor púrpura “PUF” enquanto a história continua.

Ler é dormir deixando as palavras caminharem para dentro dos sonhos; plantar florestas, construir cidades, batalhar em castelos, criar criaturas.

Ler é tanta coisa que resolvi perguntar para os amigos:

– Lá no fundo, quando você era criança, o que era LER para você?

E eles responderam assim:

“Era viver vidas diferentes, viajar por lugares que eu desconhecia…”

“Ah…para mim era vontade, vontade, vontade que não acabava nunca…Um mar de querer ler, de desejar intensamente sem parar…Tanto que fui trabalhar com livros….para mim, é o mesmo que fugir com o circo…”

“Pra mim era mergulhar num outro mundo, onde tudo era possível, mágico, onde havia pó de pirilimpimpim, Emilia, gente respirando embaixo d´agua, viagens ao centro da terra e para fora do planeta e até da galáxia… Ler é tudo de bom ainda hoje.”

“ Minha primeira coleção foi uma coletânea de poemas para crianças. Eram 3 ou 4 exemplares de bolso, de capa dura, rosa. Li e reli milhares de vezes.”

“ Ler era viajar, desbravar mundos, ir onde minhas pernas não alcançavam, conhecer o que eu sequer imaginava e viver o que eu não podia… ”

“ Ler era sair da realidade e entrar num mundo de magia… para dizer a verdade até hoje eu saio do real quando leio um livro que me prende em suas teias… adoro!

“Ainda lembro das tardes no terracinho da casa de Santo André, lendo O Morro dos Ventos Uivantes…”

Ler é tanta coisa que não dá para contar uma história sem emoção, sem imitar a voz do lobo, sem bater os pés no chão quando passa a cavalaria, se jogar no sofá quando a mocinha desmaia (ai…).

Contar histórias para crianças é ser um livro em tamanho de gente, com muito som e bastante movimento – óóóhhhhh.

Por isso, ao sentar com seu filho, sobrinho, neto, aluno, qualquer criança que estiver aí por perto, lembre-se de se envolver com a história, soltar a imaginação, perder a vergonha, deixar vir na sua voz a mais pura emoção.

Seja um livro gente e cative seus pequenos leitores para que eles percebam que LER é tudo isso que já foi dito, tudo que ainda não dissemos e tudo mais que poderemos inventar.

Ah, não vou me esquecer de registrar aqui sinceros agradecimentos aos amigos que escreveram seus depoimentos no meu mural sobre o que é LER ainda criança. Beijos em todos vocês!

Link ABCD Maior : http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=35579

2 comentários em “gostar de ler, minha coluna toda quinta no Jornal ABCD Maior

Deixe um comentário

