Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto, ou simplesmente Ziraldo, nasceu em 24 de outubro de 1932, é conhecido entre as crianças como o criador do Menino Maluquinho.

Além escritor de literatura infanto-juvenil, Ziraldo é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista, jornalista brasileiro e bacharel em Direito.

Em 1960, Ziraldo lançou a Turma do Pererê em quadrinhos, que foi cancelada em 1964 durante o Regime Militar no Brasil. Ziraldo foi um articulador da resistência àquele regime ditatorial e, juntamente com outras figuras ilustres como Jaguar e Millor, fundou o Pasquim uma revista semanal que demonstrava toda a indignação contra a opressão política.

Ziraldo foi meu primeiro autor predileto de livro-ilustrado, entendendo nesta composição a importância da narrativa da iustração junto com o desenrolar das palavras (sempre com humor no caso deste autor).

A diversidade de formação em Ziraldo se traduz nas suas obras.

Entre tantas, posso citar algumas que marcaram profundamente minha formação como pequena leitora:

1. Menino Maluquinho
2. Flicts
3. Pelegrino e Petrônio
4. O joelho Juvenal
5. O bichinho da maçã

Maiores informações também podem ser obtidas no site oficial do autor: http://www.ziraldo.com.br.

Aproveitem para conferir nas prateleiras das Livrarias, Sebos e Bibliotecas, os livros do Mestre Ziraldo. Daí, então, boa leitura de palavras e desenhos!

Anúncios

2 comentários em “Ziraldo

  1. Que bom, Penélope, lembrar aqui dos gigantes da literatura para pequenos, didática e apaixonadamente. Ziraldo fez a festa da infância de minhas filhas que ficavam horas nas filas à espera de autógrafos (um desenho especial para cada) e continua, 20 anos depois, a ser motivo de filas de admiradores. Todo o mérito para a lembrança e para o escritor/cartunista brasileiro.dalila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s